A importância da mentalidade para o treinador de futebol
- Treinador Vinicius Munhoz
- 1 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Mindset ou simplesmente mentalidade é a palavra da moda. São livros, cursos, palestras, vídeos no youtube, Lives no Instagram, etc. discutindo o tema a todo o momento. Nestas situações, é comum ouvir que para se chegar a um determinado resultado ou objetivo é preciso "mudar a mentalidade". Assim como, quando se trata de esporte, em especial o futebol, é preciso ter uma "mentalidade vencedora" para conquistar vitórias e títulos. Mas afinal qual o conceito de mentalidade? E por que ela é tão importante para o treinador de futebol?

Para auxiliar na resposta a primeira pergunta recorremos a obra da psicóloga americana Carol S. Dweck e seu livro Mindset: A nova psicologia para o sucesso. No livro, a autora diz que mentalidade tem haver com a forma como encaramos a vida, assim como a atitude e configuração mental que cada individuo tem. São parte da mentalidade nossos pensamentos e como encaramos as diversas situações do cotidinano, incluindo a capacidade para tomar decisões. Idéias, crenças e valores também compõem nossa mentalidade e são responsáveis por formar nosso modelo mental predominante. Esse modelo se caracteriza pela maneira como o indivíduo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece na sua vida, inclusive motivando suas decisões e atitudes.
Antes de responder a segunda pergunta entendo ser necessário identificar algumas atribuições do treinador para em seguida justificarmos o motivo pelo qual a mentalidade é tão importante para o cargo. Como toda função de liderança, ser treinador envolve a capacidade de gerir processos e pessoas, entre outros atributos. No que diz respeito a processos, está a busca pela sistematização e otimização de suas demandas diárias, normalmente relacionadas a melhorar o treino para então melhorar o jogo. Já no que diz respeito as pessoas, comunicar-se de maneira assertiva, afim de garantir a saúde das relações interpessoais é o caminho. No entanto, por mais que o treinador busque qualificar sua relação com as pessoas, é possível que ruídos, desencontros e frustações possam fazer parte do seu trabalho em algum momento. Isso aliado a ausência de resultado esportivo pode arruinar o trabalho do treinador. É neste momento que julgo ser importante e fundamental sua mentalidade.

É comum que diante das derrotas o treinador passe a colocar em dúvida suas escolhas, seus treinos, suas substituições nos jogos e até mesmo sua capacidade profissional, porém é neste momento que a mentalidade tem que fazer a diferença. Alguns treinadores, diante deste contexto, optam pela mudança radical em suas convicções, deixam de acreditar no organizado para então acreditar no aleatório. Mudam a forma de jogar da equipe sem tempo hábil para treinar. Por quê mudou fulano? vou mudar para voltar a ganhar!!. Esta situação quando mal conduzida faz com que a ansiedade em torno do resultado aumente e o tiro pode sair pela culatra.

Por outro lado, há treinadores que diante das dificuldades reforçam suas convicções em torno do trabalho. Sabem exatamente em que momento do processo de desenvolvimento de uma idéia de jogo a equipe está. Sabem que embora o resultado não esteja acontecendo, a performance sim e que a vitória é questão de tempo. Como treinador ja vivi inúmeros momentos de dificuldade e de pressão pelo resultado, onde é normal desejar que ele venha a qualquer custo. Nesse caso, quando vencemos, resolvemos o problema daquele jogo em especifico, mas não o da equipe jogar, ou seja, o resultando não será duradouro e nem mesmo saberemos explicar como ele aconteceu. Isso ocorre porque não há processo ali e sim o imponderável que também é parte do futebol. Por isso é tão importante a mentalidade, a compreesão, a visão e o julgamento adequado da situação por parte do treinador. Por mais difícil que ela possa parecer vencer a qualquer custo pode ser passageiro, ao passo que vencer ao custo de ser melhor poderá ser definitivo.
Comentários