Como é a rotina diária de um treinador de futebol?
- Treinador Vinicius Munhoz
- 22 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Gosto de chegar cedo no clube e quase sempre sou o último a sair. A primeira reunião do dia acontece sempre as 8hs da manhã, dela participam comissão técnica, departamento médico e Staff. Na pauta, as atualizações do departamento médico em relação aos atletas em tratamento e as necessidades do dia. Já a segunda reunião envolve apenas a comissão técnica, onde são repassados os detalhes da sessão de treinamento que está por vir. Realizada a sessão, cabe a comissão técnica analisá-la, verificar se o objetivo para cada um dos exercícios foi alcançado, assim como verificar se todos os detalhes relacionados a dinâmica da atividade aconteceram da forma como se esperava.
Ao longo do dia, a comissão técnica permanece reunida em sua sala em boa parte do tempo livre de treinos, afim de organizar e debater aspectos relacionados a rotina do dia seguinte. Além disso, aproveitar este momento para colocar em dia o estudo do adversário, o preenchimento dos relatórios, planilhas de dados e particularidades relacionadas a cada uma das funções na comissão técnica. Ao treinador cabe estar atento a cada uma destas dinâmicas, trabalhar para garantir o fluxo das informações, além de coordenar os processos.
Como um exemplo, cito o processo de organização da logística de viagem para jogos. Gosto de participar ativamente, junto ao profissional responsável pela logística, do planejamento e organização da mesma, principalmente quando envolve a necessidade da realização de treinamentos e atividades na cidade onde acontece o jogo ou arredores. É papel do treinador avaliar junto ao profissional de logística o local onde será realizado o treinamento, estrutura do hotel onde a equipe ficará hospedada e se há ou não a necessidade de utilizar materiais e espaços auxiliares, tais como: sala para reuniões, gol móvel e vestiário, entre outros. Outra situação a ser considerada na rotina diária do treinador diz respeito a estar disponível para reuniões com a diretoria, análise de mercado, atletas, atendimento a imprensa, etc. Isso também é parte importante da rotina do treinador e acontece no período onde ele não esta em campo envolvido com treinamento.
A partir da descrição realizada, identificamos que as competências necessárias para o treinador vão muito além dos conteúdos técnicos que identificam a função. Assim, dominar os conteúdos ligados a treinos e jogos são parte importante da sua rotina, porém ter sabedoria para gerir bem os processos do dia-a-dia é fundamental para o bom andamento do trabalho como um todo. Quando visualizamos o treinador a beira do campo podemos não imaginar o quanto é rica em detalhes sua rotina. Muitos são os pontos para se dar atenção ao longo da preparação para um treino e para um jogo. Costumo dizer que o que identifica um bom treinador é sua capacidade técnica, mas o que o diferencia é sua capacidade de gerir bem as pessoas e os processos.
Comentários