top of page

O que devo dizer aos atletas antes de iniciar uma sessão de treino?


ree

É fundamental para o bom andamento da sessão de treino que o treinador explique aos seus atletas como será seu funcionamento. O hábito de reunir os atletas pré-treino faz com que eles identifiquem o momento de passar ao "modo treino", ou seja, encerrem cognitivamente as atividades que estavam sendo realizadas até então e passem a direcionar sua atenção para a sessão em questão. Para qualificar ao máximo este momento, recomendo que a fala não dure mais que 5 minutos e que o treinador seja claro e objetivo para não dispersar a atenção dos atletas.


As pessoas que não estão envolvidas com a rotina da comissão técnica não tem idéia do tempo empregado pelos profissionais para planejar e organizar uma sessão de treino. Os próprios atletas muitas vezes também não fazem idéia do quão trabalhoso é este processo. Portanto, se o treinador procura comunicar e detalhar seu plano de treino aos atletas isso evidencia sua capacidade de organização, além de mostrar propriedade em relação ao conteúdo a ser apresentado e treinado.Digo isso, pois é comum surgirem dúvidas se de fato o treinador tem clareza a respeito da sua idéia e se é capaz de explaná-la e operacionalizá-la em forma de treino.


Outro ponto a destacar, é que reunir os atletas antes do treino oferece ao treinador a oportunidade de motivá-los. Isso porque motivar é como lutar, ou seja, se recomenda fazer todos os dias. Antes de começar a treinar é importante passar aos atletas uma palavra de motivação relacionada ao treino.


Exemplo, suponhamos que a equipe precisa melhorar sua capacidade de marcar gols em bolas paradas. Como treinador devo chamar a atenção dos atletas pela fala e pela utilização de recursos visuais como o quadro tático, por exemplo. O passo seguinte é através dos exercícios de treino "qualificar a conversa". A prática aumenta as chances de compreensão e execução do que é proposto. Fazendo isso, elevamos o nível de concentração(motivação) e por consequência as chances de marcar gols em bolas paradas no jogo.


É fundamental compreender que o rendimento da equipe nos jogos depende totalmente de como a treinamos. Assim, ao treinar devemos chamar a atenção dos atletas a 2 aspectos em especial, são eles:

  1. Nível de concentração

  2. Intensidade

Em relação ao nível de concentração, quando explicamos cada uma das tarefas de forma antecipada junto de seus objetivos, passamos a contribuir para a construção de padrões cognitivos necessários a execução das tarefas. Deixamos claro ao atleta o que especificamente dar atenção em cada uma das atividades. Exemplo de uma sessão de treino para potencializar o nível de concentração dos atletas:


Objetivo: Melhorar os confrontos de 1 x 1 ofensivo


1ª Atividade: Confrontos de 1 x 1, pois no próximo jogo podemos levar vantagem em relação ao adversário nos confrontos desta natureza.


2ª Atividade: Temos uma atividade que envolva os setores de meio campo e ataque em confrontos de 1 x 1, porém agora com maior complexidade.


3ª Atividade: Jogo formal de 11 x 11, onde temos o campo reduzido em relação a sua dimensão normal afim de proporcionar um número maior de confrontos 1 x 1 para os atacantes.


É importante ao concluir o exercício que o treinador reforce o objetivo da atividade. Isso para que com o passar das sessões os atletas possam evoluir e elevar o nível de concentração no treino. Assim, criamos condições através da repetição para que a ação possa aparecer também no jogo.


Já no que diz respeito a intensidade, o treinador ao explicar a dinâmica do treino, cria condições para que os atletas entedam o passo a passo da sessão e dos exercicios. Isso aumenta o potencial de interação dos atletas entre si e com a atividade. Além disso, faz com que os atletas ao transitarem de um exercício para o outro o façam mais rapidamente. Com esta atitude, não deixamos de atender os intervalos necessários a recuperação e tão pouco diminuímos o nível de concentração dos atletas para a próxima atividade. Isso contribui para a manutenção e incremento da intensidade nos exercícios.


Por fim, ao responder a pergunta que dá título ao texto, como treinador preciso reunir os atletas antes do treino para: Motivá-los, tratar dos objetivos para os exercícios, da dinâmica da sessão como um todo, mas principalmente para tornar este momento parte determinante do processo de aquisição das idéias de jogo.


Ao comunicar seu plano de treino, o treinador contribui para o aumento no nível de concentração dos atletas para a atividade. Isso impacta a intensidade, qualidade fundamental para elevar o nível do jogo que queremos jogar. Portanto, abuse da comunicação! Fale, faça analogias, dê exemplos, facilite a compreensão dos atletas. Não cometa o erro do "mas os atletas sabem", pois ninguém é capaz de saber tanto quanto você a forma como quer jogar. Porém tão importante quanto "saber" é "explicar" sua idéia.


Pense nisso!

 
 
 

Comentários


28.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Esta é uma plataforma baseada na trajetória profissional do treinador Vinicius Munhoz.

Além de notícias e conteúdo específico voltado ao futebol profissional, aqui você encontra a possibilidade de fazer uma mentoria com o treinador Vinicius Munhoz e assim potencializar a sua trajetória profissional.

Saiba mais na aba Mentoria.

bottom of page