Uma carreira como treinador de futebol se faz solo, porém nunca sozinho
- Treinador Vinicius Munhoz
- 29 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Na última semana foram abertas as inscrições para a primeira turma do programa de mentoria - Treinador Vinicius Munhoz. A idéia de organizar uma mentoria surgiu a partir de interações que desde muito tempo venho tendo com colegas treinadores, dirigentes, torcedores e pessoas que se identificam com o meu trabalho como treinador em minhas redes sociais. Além disso, percebo que passados 23 anos de carreira no futebol é chegada a hora de compartilhar o conhecimento que construí ao longo destes 23 anos de uma vida inteira dedicada ao futebol.
Sinceramente não lembro de minha vida sem futebol. Desde muito cedo, quando ainda criança aprendi na minha família, em especial com meu Pai, a gostar de futebol. As primeiras experiências foram como atleta de competições escolares, seguidas por competições militares e também universitárias.
Como todo jovem da geração do final dos anos 80 e anos 90 sonhava em me tornar um jogador de futebol profissional, porém o sonho não foi possível de ser alcançado. Fui para a Universidade cursar Educação Física e através de um estágio extracurricular é que tive minha primeira experiência com equipes de futebol. De la para cá muitos foram os desafios. Lembro como se fosse hoje eu a época Preparador Físico da categoria sub20 do E. C. Internacional de Santa Maria (equipe da minha cidade natal Santa Maria-RS) praticamente atravessando a cidade carregando um saco de bolas para dar treino. Acredito que cada um dos leitores que atua no futebol irá se identificar com o que descrevo, pois o início da caminhada é sempre muito difícil.
Ao longo de minha trajetória e construção profissional, além da prática e das experiências vividas, tive ótimos professores. Aprendi muito com cada um deles. Os aprendizados eram variados e iam desde como me comportar e me relacionar com os atletas, passando pelas amarguras e alegrias da carreira, até chegar aos conteúdos mais técnicos que identificam a atuação do treinador, tais como: organização de uma sessão de treino, organização de jogo e onde encontrar o conhecimento necessário para auxiliar no desenvolvimento da carreira. Ter mentores é fundamental para o sucesso de qualquer profissão e isso não é diferente para o treinador de futebol. Por tudo isso, deixo aqui uma uma questão:
O Vinicius de 23 anos atrás se beneficiaria de um programa de mentoria especifico para treinadores de futebol como este que organizei?
A resposta para esta pergunta é sim. Ter a chance de aprender com alguém que já percorreu boa parte do caminho que você esta disposto a percorrer, além de oferecer insigths capazes de tornar sua atuação como treinador de futebol mais assertiva definitivamente irão lhe proporcionar além de econômia de tempo, um aumento significativo das suas chances de sucesso na carreira. A mentoria é a forma que escolhi para estender a mão para aqueles que estão dispostos a, assim como eu fiz, construir e desenvolver uma carreira de sucesso como treinador de futebol. Afinal, a carreira como treinador de futebol se faz solo, porém nunca sozinho!!!
Clique aqui e faça a sua inscrição, te vejo na mentoria!
Comentários