Uma vez mais Ferroviária!
- Treinador Vinicius Munhoz
- 5 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Foto: Jonathan - @jdutra93
No ultimo dia 24/05, iniciei minha segunda passagem pela AFE. Quando da primeira vez, nos anos de 2018 e 2019, experimentamos momentos importantes juntos, onde destaco o vice-campeonato da Copa Paulista 2018 e a chegada as quartas de final do Campeonato Paulista 2019, como pontos altos da minha primeira passagem pelo clube. Naquela oportunidade, além do resultado esportivo, juntos organizamos e melhorarmos processos, nos aproximamos da comunidade de Araraquara, além criar sinergia para nosso trabalho com o torcedor e do torcedor para o nosso trabalho.
Entre os principais motivos para aceitar o desafio de liderar a equipe pela segunda vez, estão:
as pessoas;
o projeto de médio a longo prazo;
organização e operacionalização de uma cultura para vencer.
No que diz respeito as pessoas, entendo que este seja um ponto muito importante para que o trabalho possa acontecer conforme o planejado. Estar com pessoas competentes e alinhadas ao pensamento do clube é fundamental para o sucesso do trabalho como um todo. Outro motivo importante é o projeto de médio a longo prazo. Como treinador tenho experimentado relacionamentos longos com os clubes por onde passei. Considero fundamental para o sucesso do trabalho o tempo/prazo.
É necessario tempo para o desenvolvimento das ideias de jogo, para as adaptação aos meios e métodos de trabalho da comissão técnica, assim como respeito ao processo de aquisição e desenovimento das ideias de jogo, por todos, através dos treinamentos e jogos. Por fim e fundamental para mim, a possibilidade de criar e operacionalizar novamente uma cultura para vencer. No curso de minha trajetória profissional, conheci clubes, onde o treino tinha fim nele mesmo, ou seja, havia pouca identificação com a forma como se queria jogar, o famoso treino pelo treino. Ja em outros, conseguimos treinar para melhorar a forma da equipe jogar, ou seja, o treino melhorava o jogo.
Agora, treinar para vencer é diferente. Para tornar um clube vencedor é preciso antes estabelecer uma cultura voltada para a vitória. Isso precisa envolver todos no clube, atletas, comissão técnica, Staff, direção, torcedores e colaboradores. Além disso, demanda criar normas, regras e costumes que são o guia para a performance e para vencer.
Portanto, estes são os aspectos que me fizeram aceitar o convite para retornar a AFE. Retorno para dar o meu melhor, contribuir para atender as expectativas do clube enumeradas no corpo do texto e dar continuidade ao projeto iniciado em 2018, o qual me identifico e me sinto capaz de contribuir uma vez mais.
Vamos com tudo!!! e como bradamos sempre antes de iniciar cada partida:
EEEEE 1, 2, 3 AFE!!!
A permanência do treinador é fundamental para o sucesso do time. Vimos o que acontece quando essas substituições se tornam rotina. Por outro lado, temos que pensar em vencer. Ferroviária pode e deve ser um time vitorioso porque temos tudo pra isso. Deixar de falar "ferrinha": no mínimo "FERRONA" .