top of page

Você é um treinador que encara suas derrotas como fracassos ou como oportunidades?


ree

Basicamente existem 2 tipos de treinadores diante da derrota: Aqueles que encaram suas derrotas como desastres e aqueles que vêem nas derrotas também oportunidades de crescimento. Por isso, como treinador procuro ser cuidadoso ao interpretar minhas derrotas. Tomo esse cuidado por 2 motivos:

1. Não dramatizar por demais a derrota.

2. Acreditar que é com os erros que também aprendemos de fato.

Para o treinador que encara suas derrotas como fracassos, a falha determina quem ele é, ou seja, um fracassado. Ele considera-se como um produto acabado, em outras palavras não passível de evolução. Outro pensamento que habita sua mente é o da negação e invalidação de qualquer sucesso obtido no passado. Ele associa suas vitórias ao acaso ou a sorte, quando na verdade elas são parte de um processo que irá alternar-se entre "ganhar e perder" até o termino da sua trajetória profissional. Estes comportamentos são típicos de quem está iniciando sua carreira. Seu maior obstáculo está na incompreensão do momento vivido. Neste sentido, avaliar sua atuação como treinador, em especial, nas derrotas ainda é um desafio e tanto.


Não é fácil para o treinador aceitar a derrota. Isso porque o treinador carrega no seu DNA a vitória. É ela que o motiva e sustenta seu apetite, além de garantir a sua sobrevivência. Porém para evoluir é fundamental compreendê-la. No entanto, o treinador que encara suas derrotas como fracasso não é capaz de aceitar as derrotas como parte de um longo processo e sofre com as consequências negativas de sua interpretação. Já o treinador que encara seus fracassos como uma oportunidade sabe que o insucesso é passageiro e parte de um processo contínuo de desenvolvimento que irá durar para o resto de sua vida.


O treinador que encara seus fracassos como desastre busca o tempo todo por resquícios de autoconfiança, clama por reconhecimento, pois é isso que o alimenta. Quando fracassam, culpam apenas os outros e julgam-se intocáveis. Passam até a considerar a possibilidade de abandonar sua carreira, pois não abrem mão do "estar com a razão". Faz isso em detrimento de buscar evoluir à partir de si próprio e das lições que nossa trajetória profissional oferece.


Existem muitas coisas na vida que podemos melhorar com o esforço, entre as quais está encarar a derrota como um caminho necessário para a evolução. Assim, precisamos tirar as lições rapidamente, aprender com a derrota e seguir em frente. Afinal, no futebol, assim como na vida, ou você vence ou você aprende.

 
 
 

Comentários


28.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Esta é uma plataforma baseada na trajetória profissional do treinador Vinicius Munhoz.

Além de notícias e conteúdo específico voltado ao futebol profissional, aqui você encontra a possibilidade de fazer uma mentoria com o treinador Vinicius Munhoz e assim potencializar a sua trajetória profissional.

Saiba mais na aba Mentoria.

bottom of page